Proinfo

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E AS TECNOLOGIAS!

Na sala informatizada do CAIC, a turma dos 7º anos na disciplina de Ciências, orientados pela Prof. Vera Lucia e pelo Prof. de Tecnologias Educacionais Luciano de Oliveira, estão utilizando a sala informatizada para desenvolver um folder informativo sobre os animais vertebrados, suas diversidades com a identificação de suas características particulares como: classe, família, distribuição geográfica, alimentação, gestação, etc.
Segue nossa sugestão de alguns ótimos programas e aplicativos para elaborar folder com os alunos:
Adobe InDesign, Scribus ou o Microsoft Publisher 


APRENDIZAGEM MÓVEL DEVE FOCAR AUTONOMIA DO PROFESSOR

Estudo da Universidade de Columbia defende que docentes sejam ensinados a cruzar recursos tecnológicos com conteúdos.
Por João Carlos Magalhães  13 de agosto de 2015

Fonte: http://porvir.org/aprendizagem-movel-deve-focar-autonomia-professor/


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

COMO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PODE AJUDAR A PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL

Na coluna desta quinzena para o site da Nova Escola, o co-fundador da Geekie, Claudio Sassaki, fala sobre um de seus temas preferidos: como a tecnologia aplicada à educação pode mudar a vida das pessoas. Leia um trecho do texto e veja o post na íntegra neste link.
“Quando olho para minha trajetória, vejo que um fator foi crucial para eu largar uma carreira bacana no mercado financeiro e abrir uma startup: o impacto social que a tecnologia na Educação é capaz de promover.
É claro que, sozinha, a tecnologia não basta. O sucesso depende da qualificação do corpo docente para tirar dela o melhor proveito. Mas o acesso faz diferença. Um estudo de 2010, feito por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), analisou o impacto do uso de tecnologia em escolas públicas e privadas de Ensino Médio nos resultados do Enem. A conclusão? As escolas com melhor desempenho geral no exame foram aquelas que mais incentivam o uso da tecnologia em atividades educacionais e que oferecem recursos para se aproximar dos alunos. Confira o trabalho na íntegra aqui.
Além dos benefícios para os estudantes, ao facilitar a busca por conhecimento, as escolas como um todo ganham com a tecnologia, ao permitir o embasamento das medidas pedagógicas em dados. Segundo o estudo Excelência com Equidade, realizado entre 2012 e 2014 pela Fundação Lemann em parceria com o Itaú BBA, essa é uma das quatro práticas identificadas nas escolas públicas que, mesmo em condições adversas, conseguem garantir o aprendizado dos alunos. “As avaliações frequentes e o acompanhamento contínuo dos alunos entregam às escolas uma grande base de dados sobre o aprendizado. O uso dessas informações para planejar, desenhar e implementar ações pedagógicas é outra característica comum às escolas de sucesso”, diz o relatório, disponível neste link.
A tecnologia, nesse caso, pode ajudar a conseguir esses dados de uma maneira muito mais simples, clara e profunda, tanto por meio de avaliações de grande porte quanto no controle das tarefas do dia a dia.”
Fonte:http://info.geekie.com.br/como-a-tecnologia-na-educacao-pode-ajudar-a-promover-inclusao-social/

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ENSINO E APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS


Conheçam o blog da professora Maria Madalena Ribeiro Moleiro,  professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino.Especialista em Didática e em Tecnologias na Educação. Atuando como professora Multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí-MS.
Blog muito interessante que ajuda em muito a questão do ensino/aprendizagem com o uso das tecnologias.

http://aprendendoeensinandocomastecnologias.blogspot.com.br/

O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA


Os alunos do 7º ano do CAIC, com a orientação do Professor de Tecnologias Educacionais Luciano Oliveira e do Professor de Matemática Eliel Veiga da Silva, estão utilizando a ferramenta do computador para as aulas de matemática. 
O objetivo da última aula foi descobrir as formas geométricas - conceitos de sólidos, identificação de um poliedro, prisma, definições de um polígono, etc. Este trabalho na sala informatizada visa apresentar não apenas os conceitos mais sim suas formas, inclusive em movimento. 
Uma aula dinâmica que traz qualidade no ensino-aprendizagem da matemática!


O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

As inovações tecnológicas têm avançado em todas as áreas do conhecimento. Na Geografia destacam-se principalmente os sistemas de informação e dados. Na sala Informatizada do CAIC em Palhoça, o Professor de Tecnologias Educacionais Luciano de Oliveira e a Professora do 5º Ano Kátia Regina Corrêa Clarinda estão motivando os alunos na utilização da ferramenta do Google earth. 
Emoticon smile

O GOOGLE EARTH- É um programa que permite que os alunos viajem pelo mundo por meio de um globo virtual e visualizem imagens, mapas, terrenos, construções em 3D e muito mais via satélite.
Durante a atividade o Google Earth vem sendo utilizado para:
1-Encontrar suas casas, escola, e outros locais familiares;
2-Fazer uma comparação entre espaços geográficos diferentes;
3-Ter uma panorama geral sobre o mundo, através de dados mapeáveis;
4- Identificar as regiões e Relevo;
5-Criar e também exibir os seus próprios dados.

Você é o visitante nº